domingo, 20 de dezembro de 2009

O conto da tinta sobre o papel

“ Posso te contar um segredo? A paixão é que nem um desenho em aquarela. Há anseio de vê-lo pronto, consumado. Mas, com paciência esperam os melhores artistas, pintando de leve a cor das montanhas e do céu. Há anseio em jogar a tinta, preencher logo todo o papel, mas os que esperam, fazem uma base mais firme, suave.
Como a paixão, a aquarela fica borrada se não esperamos secar, fora de foco. É preciso manter o foco para não perder a cabeça, e não botar o pincel no lugar errado, e acabar borrando o desenho. As vezes é difícil controlar, usamos agua demais e acabamos manchando tudo. Ou ficamos sem paciência e deixamos o desenho pela metade. Mas os sábios artistas esperam... por mais longa e dolorosa que seja essa espera, e por mais que a pintura leve tempos para ficar pronta... porque só assim se faz uma obra prima.
As camadas só são preenchidas ao longo do tempo, e então vai tomando forma, cor, beleza. Até ficarmos satisfeitos e darmos o trabalho por terminado (até segunda ordem, pois esse não termina nunca). Eu fico triste por aqueles que acham que acaba por aí, que a pintura não tem vida, sentimentos... sinto-me inteiramente responsável por aquilo que cativo..por aquilo que crio... Não adianta depois de trabalhar tão duro, guardar a tela no armário, se não ela perde a cor, resseca, racha. Eu sempre escolho o melhor lugar da casa ( e do coração) para o meu quadro. Passo, e dou um beijo, orgulho-me e sorrio.
Sorrio...
Ora, acho que já falei demais.. agora tenho de ir.. pois preciso me dedicar a uma certa aquarela...”

-------------------------------------------------------------------

Um conto, uma carta.


Obs: Sou péssima para colocar títulos...

6 comentários:

marcio morais disse...

bom texto... bom título... o talento de sempre!

Natália Kochem disse...

Posso te contar um segredo? Pra mim uma Aquarela bem feita é mais bonita que qualquer pintura a óleo, talvez seja a forma como é feita...

barbara disse...

lindo texto...
"A paixão é que nem um desenho em aquarela." e o amor?

R.L. disse...

O amor é quando o desenho está pronto e você nunca mais o esquece.

R. disse...

A parte boa da aquarela é a hora de misturar as tintas pra achar a cor que te agrada. Talvez seja essa a parte do amor, ficar misturando, buscando a cor... Eternamente, enquanto dure. :)

Bjs!

Vitor disse...

Engraçado como vejo o ato de escrever da mesma forma. Ao contrário da grande maioria das pessoas, prefiro escrever em vários dias, até que tudo esteja perfeito, até que cada palavra encontre seu lugar.

Nunca tinha parado para pensar nisso. Obrigado!